quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Aluno cabo-friense é convidado para a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

O aluno Daniel Pimenta de Souza, do 9º Ano da E. M. Prof.ª Tânia Maria Gomes de Ávila, em Cabo Frio, foi convidado a integrar a equipe de delegados da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA).  Daniel foi selecionado na etapa estadual devido a sua atuação ao apresentar o trabalho da escola sobre reaproveitamento de águas pluviais.
O evento aconteceu durante uma semana em Brasília, com o tema: “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis” e reuniu aproximadamente 700 delegados, com idades entre 11 e 14 anos, que já haviam debatido o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais. O principal objetivo é fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais.  A Conferência busca enfatizar a participação social e os processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, destacando uma educação voltada para a diversidade, inclusiva e integral.  
Os jovens participantes do CNIJMA foram ainda recebidos pela presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Na Conferência Nacional, os jovens puderam aprofundar a temática, socializar os projetos e participar de oficinas temáticas. Para o aluno Daniel, de apenas 13 anos, a experiência ficará marcada por toda a vida e serviu como estímulo para que ele articule ações dentro de sua comunidade.

– Eles falaram bastante sobre a necessidade de união. O antigo conceito de cada um fazer sua parte já caiu por terra, então é necessário se unir. Quando nós atuamos sozinhos, conseguimos no máximo fazer coisas pequenas. Daí, é na união que conquistamos as grandes ações, explica Daniel. Ele conta que a partir de agora seus planos são levar os conhecimentos adquiridos durante a Conferência para a escola e formar uma COM-VIDA – Comissão de Qualidade de Vida. “Agora pretendo colocar o projeto em prática na minha comunidade. A proposta de formar a comissão é integrar comunidade e escola”, explica. 







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