quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Tania Ávila conquista 2º lugar no Festival de Música


Alunos da rede municipal brilham no Grande Festival Estudantil de Música de 2012


 
                 Alunos de nove escolas de 2º segmento do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino balançaram o Teatro Municipal de Cabo Frio com o Grande Festival Estudantil de Música promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio nesta terça-feira, dia 11 de setembro.
         O evento, coordenado pelos professores Angela Navarro e Márcio Augusto Cardoso, do Departamento Técnico Pedagógico (DETEP), teve o objetivo de promover e fomentar a produção musical dentro das escolas da rede municipal, revelando talentos e promovendo a integração musical entre os alunos,  além de desenvolver a linguagem artística e propiciar aos adolescentes e jovens uma reflexão sobre temas relevantes de sua realidade pessoal, social e ambiental.
         A Secretária de Educação, Laura Barreto, abriu o evento agradecendo a presença de todos e falando sobre a importância do ensino da música nas escolas:
         - Sempre vemos na escola algum aluno carregando um violão debaixo do braço. Todo aluno gosta de tocar algum tipo de instrumento musical e nós, educadores, devemos estimular esse gosto, valorizando o talento de cada um. Agradeço a toda a equipe do DETEP, aos professores, diretores e aos alunos que se inscreveram para participar deste Festival, proporcionando, hoje, a nós uma manhã tão agradável – disse a Secretária.
         O Professor de Música Márcio Augusto Cardoso também agradeceu à equipe do DETEP e à Secretária, Laura Barreto, por todo o apoio e incentivo para que o evento se concretizasse:
         - Foi muito bom participar da organização do Festival. Nós temos muitas produções dentro das escolas, realizadas pelos nossos alunos, e, hoje, pudemos assisti-las. Este evento possui caráter competitivo, por isso teve apenas um vencedor, mas é bom ressaltar que os maiores artistas e grupos musicais sofreram derrotas antes de alcançar o sucesso e isso significa que qualquer participante deste Festival, independente de ganhar ou não, tem potencial para um dia conquistar a fama – comentou o Professor.
         As músicas criadas e apresentadas pelos alunos trouxeram diversos temas dentre os quais se destacaram: o amor, a paz, a esperança de um futuro melhor. Houve também composições mais engajadas que criticaram a violência, as desigualdades e injustiças sociais. Enfim, o Festival mostrou a cara da nossa juventude: o que eles pensam, do que eles gostam e não gostam, as suas expectativas para o futuro. Foi um grande show que surpreendeu, agitou e alegrou o público presente.
         O evento contou também com a participação da Banda Dr. Law, que levou a plateia ao delírio, e foi encerrado com a apresentação dos resultados do julgamento dos jurados.
         Os diretores, representando suas escolas, receberam os certificados de participação no Festival e os resultados foram os seguintes:
1º lugar: Escola Agrícola Municipal Nilo Batista - premiada com um violão elétrico;
2º lugar: Escola Municipal Professora Tania Maria Gomes de Ávila - recebeu um teclado;
3º lugar: o Centro Educacional Municipal Professora Marli Capp - premiada com um violão acústico.
Melhor Intérprete: André Veríssimo de Souza Oliveira, da Escola Municipal Professora Tania Maria Gomes de Ávila;
Melhor Instrumentista: Jeferson da Conceição Pereira, da Escola Municipal Prof.ª Wanda Pereira Roque;
Aclamação Popular: Escola Municipal Luíz Lindenberg. 

Nenhum comentário: