terça-feira, 10 de dezembro de 2013

YouTube e Fundação Lemman lançam plataforma gratuita com 8 mil videoaulas de ensino médio


 

O canal exclusivo reúne vídeos de aulas do ensino médio que passaram por uma rigorosa curadoria

Foi lançada hoje uma nova plataforma gratuita de educação, resultado da parceria entre o YouTube e a Fundação Lemman, a YouTube Edu. O canal conta com vídeos educacionais organizados por disciplinas e é voltado para estudantes, professores e escolas.


            Neste primeiro momento, a plataforma oferece 8 mil vídeos de aulas, de 26 canais, com conteúdo de disciplinas do ensino médio, como Biologia, Física, Química, Matemática e Língua Portuguesa. A meta para 2014 é ter também conteúdo de todas as matérias do ensino médio, além de conteúdo de ensino fundamental e superior.
           Jorge Paulo Lemman, fundador da Fundação Lemman, acredita na importância da tecnologia para a melhora da educação no Brasil. “Acredito que a educação vai passar por uma transformação enorme. O mundo digital é um fator crucial.”
           Com o intuito de oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente e de forma organizada, o canal teve um cuidadoso processo de curadoria, coordenado por Marcelo Knobel, professor de Física da Unicamp, e João Luís de Almeida, supervisor pedagógico em Tecnologia Educacional do Sistema de Ensino Poliedro.

Incentivo à produção de conteúdo
            Primeira iniciativa como esta fora dos EUA, a plataforma visa estimular a produção de conteúdo de qualidade e oferece espaço para professores que querem fazer parte. Para ter seus vídeos no YouTube Edu é necessário preencher o formulário disponível no site e passar pelo processo de curadoria. Uma vez que o professor é aprovado pelos curadores, seu conteúdo entra automaticamente na plataforma.
            Professores que já estão no canal dão dicas para quem quer participar: “Interação é algo que motiva, que gera interesse dos alunos. Não tente na internet o que você faz na sala de aula, não funciona, fica entendiante”, sugere Cesar Medeiros, do site Vestibulandia. E completa: “Não criem aulas, criem cursos.”
            Paulo Jubilut, do site Biologia Total, conta que pensou em abrir uma casa de sucos depois de ter sido demitido da escola onde dava aulas. Mas sua paixão falou mais alto e começou a produzir vídeos e postar no YouTube. Hoje é reconhecido na rua e recebe agradecimentos de estudantes que aprenderam com suas aulas. “O mais legal é ver como o meu trabalho está impactando a vida das pessoas.Talvez a gente esteja fazendo hoje o papel que a minha professora de Ciências fez na minha escolha de ser professor”, conta.


 

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Aluno cabo-friense é convidado para a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

O aluno Daniel Pimenta de Souza, do 9º Ano da E. M. Prof.ª Tânia Maria Gomes de Ávila, em Cabo Frio, foi convidado a integrar a equipe de delegados da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA).  Daniel foi selecionado na etapa estadual devido a sua atuação ao apresentar o trabalho da escola sobre reaproveitamento de águas pluviais.
O evento aconteceu durante uma semana em Brasília, com o tema: “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis” e reuniu aproximadamente 700 delegados, com idades entre 11 e 14 anos, que já haviam debatido o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais. O principal objetivo é fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais.  A Conferência busca enfatizar a participação social e os processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, destacando uma educação voltada para a diversidade, inclusiva e integral.  
Os jovens participantes do CNIJMA foram ainda recebidos pela presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Na Conferência Nacional, os jovens puderam aprofundar a temática, socializar os projetos e participar de oficinas temáticas. Para o aluno Daniel, de apenas 13 anos, a experiência ficará marcada por toda a vida e serviu como estímulo para que ele articule ações dentro de sua comunidade.

– Eles falaram bastante sobre a necessidade de união. O antigo conceito de cada um fazer sua parte já caiu por terra, então é necessário se unir. Quando nós atuamos sozinhos, conseguimos no máximo fazer coisas pequenas. Daí, é na união que conquistamos as grandes ações, explica Daniel. Ele conta que a partir de agora seus planos são levar os conhecimentos adquiridos durante a Conferência para a escola e formar uma COM-VIDA – Comissão de Qualidade de Vida. “Agora pretendo colocar o projeto em prática na minha comunidade. A proposta de formar a comissão é integrar comunidade e escola”, explica. 







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